A qualidade do seu fã – Percepção e Relevância -

A qualidade do seu fã – Percepção e Relevância

Quantidade x Qualidade

Por quê se preocupar menos com a quantidade?

A presença digital não é apenas uma questão de opção para as empresas no atual momento em que vivemos, ela é uma obrigação. Essa presença passa por vários aspectos e acontece de diversas formas, seja através de um site, um blog, ou de perfis em mídias sociais.

Os perfis em mídias sociais serão nosso foco neste texto. Abordar, também, como esses perfis devem ser trabalhados e qual a maneira mais correta de medirmos a importância dos mesmos e o retorno que eles trazem para a empresas que utilizam as mídias sociais para se comunicar com seu público.

likes-facebook-twitter

Fãs e seguidores: quantidade ou qualidade?

A medição mais comum da importância de uma fanpage, ou de um perfil corporativo, está baseado no número de fãs ou seguidores que esses veículos conseguem. No entanto, talvez, essa percepção seja muito simplista para determinar a relevância deste canal.

Estudos feitos nos Estados Unidos e na Inglaterra indicam que a partir de certo número de fãs/seguidores o número em si não teria mais importância, não agregando maior valor à marca. Segundo esses apontamentos, conclui-se que para além de 10 mil likes já está consagrado o valor de uma marca, a percepção de sua relevância já está sedimentada.

No entanto, vale lembrar, que essas pesquisas focam empresas de tamanho global ou de penetração em todo um país. Portanto, dimensionando para cases de alcance regional ou segmentado, esse valor pode ser menor para atingir essa dita percepção direta de valor da marca pelo número de fãs que possua em um página em rede social.

Importante: a melhor maneira de avaliar a relevância de uma empresa ou personalidade dentro de uma mídia social está no engajamento que esta obtém com suas postagens nas redes sociais. Trata-se de um indicativo sobre a qualificação dos fãs obtidos pela página, demonstrando que são realmente comprometidos com aquela marca, com seus valores e com o seu conteúdo.
.

felipeFelipe A Pereira

Administrador de Empresas e fundador da Intermidia Brasil.
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!