Agência Digital Porto Alegre
Contate!

Instagram ou Snapchat? Veja as diferenças!

[Atualizado em 03 de agosto de 2016]

Instagram ou Snapchat?

Veja as diferenças nas mídias de compartilhamento

Os dois programas de compartilhamento de fotos e vídeos tem um número grande de similaridades. Também por isso, competem ferrenhamente pela preferência do público. Os usuários se dividem entre as duas ferramentas.

Dono do Instagram, o Facebook, espera que o seu aplicativo possa concorrer com o Snapchat, que recusou uma proposta de aquisição pela mídia social de Mark Zuckerberg, feita por três bilhões de dólares: dois milhões a mais do que custou para comprar o Instagram.

Instagram ou Snapchat - Veja as diferenças

Para sabermos o quão próximos são os dois aplicativos, vamos fazer uma comparação entre eles, item por item e descobrir suas semelhanças e diferenças:

Tirando fotos – Ambos permitem fotografar e tem uma configuração semelhante para fazer fotos. A diferença está na possibilidade do Instagram de publicar fotos que estejam na memória do seu celular. Tal recurso não é possível no Snapchat.

Fazendo vídeos – Prevalece a mesma lógica das fotos, com uma diferença a mais. Os vídeos do Snapchat tem duração de 10 segundos, já os do Instagram podem durar até 60 segundos.

FiltrosO Instagram e o Snapchat possuem a funcionalidade de aplicação de filtros na foto, modificando a cor e a luz da fotografia. No entanto, há diversos filtros diferentes no Snapchat, complementando a imagem a ser postada. Na última atualização, o Instagram inseriu funcionalidades que se assemelham em muito ao Snapchat, uma verdadeira cópia, mas não ainda com todos os emoticons disponíveis que há no Snapchat.

Desenhos – Os desenhos só podiam ser aplicados nas fotos por usuários do Snapchat, que tem uma variedade de cores para aplicar em seus desenhos. Também é possível adicionar textos às fotografias. Essa última opção também está, agora, inserida na função histórias, criada pelo Instagram.

TimerOs usuários do Snapchat podem escolher por quanto tempo o conteúdo disponibilizado ficará visível por quem acessá-lo. Esse tempo pode variar entre um e dez segundos nas fotos. Se for de interesse do usuário a foto pode ficar em seu feed. Com isso, estará visível para todos por um período de 24 horas. Também na atualização de agosto/2016, o Instagram inseriu a função ao seu aplicativo, onde as histórias compartilhadas permaneceram ‘vivas’ por 24 horas e o usuário pode escolher se a postagem fica no seu perfil ou se somente vai para a sua ‘história’ e la permanece por apenas 24 horas.

Enviando fotos/vídeos – Com as atualizações do Instagram, agora é possível enviar uma foto para um usuário em específico. Esse compartilhamento pode ser feito com até 15 pessoas, diferentemente do Snapchat, que não estipula um limite para essa interação. No Snapchat, as mensagens trocadas de forma privada se auto-destroem após serem lidas.

Comentários e likesSó no Instagram é possível gostar e comentar uma foto ou um vídeo. No Snapchat, se o usuário quiser interagir com a foto ou vídeo, abre-se um chat privado.

Feed – Ambos têm feed de conteúdo. No Snapchat, organiza-se por ordem cronológica. Já no Instagram, também em atualização feita no primeiro semestre de 2016, já há algoritmo atuando para determinar quais conteúdos o usuário verá primeiro.

Publicidade – Até o momento apenas o Instagram possui conteúdos patrocinados.

E você, acha que com as novas funções o Instagram vai tirar o Snapchat do seu caminho?
.

Felipe de Andrade PereiraFelipe A Pereira

Administrador de Empresas, fundador e CEO da Intermidia Brasil. 
Autor do livro Marketing e Comunicação Digital: a internet otimizando negócios
Converse comigo no Twitter, no Facebook e no Google+!

Comentários

Comentários

.

+)